Um guia sobre meditação
Quer meditar mas ainda não sabe como? Pois relaxa e respira fundo que nós preparamos um guia completo para te ajudar a começar esse processo.
Um guia sobre meditação
A verdade é que nossos dias estão cada vez mais corridos e com a pandemia que aconteceu em 2020 muitas pessoas estão ficando mais ansiosas, estressadas e preocupadas e por causa disso houve um aumento da busca de meditação.
Essa atividade pode trazer diversos benefícios para sua saúde física e mental, então se você está pensando em começar essa prática nós vamos te ajudar a entender melhor sobre a meditação e como começar.
O que é meditação?
Meditação é uma técnica de origem oriental que pode ajudar a trazer à mente uma calma, um relaxamento causando um estado de atenção e de paz interior.
A meditação é um bom exercício para a mente, pois ela acalma livrando a mente de sentimentos de ansiedade e inquietação, ela também ajuda na melhoria do foco e da produtividade, podendo ser feito em locais específicos, com professores ou sozinho.
Como fazer meditação?
Pode não parecer mas meditar é bem fácil, basta separar um ou 2 momentos para você durante um dia, algo entre 5 a 10 minutos, podendo ser feito pela manhã para começar bem o dia, a tarde para diminuir a tensão do dia ou à noite para acalmar a mente relaxar antes de dormir.
Depois é preciso encontrar um lugar tranquilo e adotar uma posição confortável, geralmente sendo a conhecida posição de lótus, mas não é obrigatório que você como iniciante domine essa posição, podendo fazer apenas sentado com as costas eretas.
Então controle a sua respiração e tente manter o foco em algo específico para acalmar a sua mente, você pode colocar música, repetir um mantra, desligar luzes ou até mesmo acender uma vela. Não precisa se cobrar se acontecer alguma distração, isso é normal e com o tempo você melhora a sua técnica.
Quais os tipos de meditação?
Agora que você já entende melhor sobre a meditação, já deve querer começar logo a praticar, mas você sabia que existem vários tipos de meditação e cada uma tem sua própria característica e objetivo? Nós vamos citar alguns dos tipos para você escolher qual o melhor para seus objetivos.
Meditação Transcendental
A meditação transcendental consiste basicamente em você repetir mentalmente um mantra até atingir um estado de relaxamento profundo, nela você transcende os pensamentos e tem como objetivo atingir o mais profundo estado de consciência.
Meditação atenção plena
Essa meditação é chamada mindfulness tem o objetivo de focar no presente, no momento de agora, ela promove o bem estar interior, pois os indivíduos que fazem esse tipo de meditação tentam se auto conhecer e aceitar, todos os seus pensamentos e sentimentos sem nenhum tipo de julgamento.
Meditação Guiada
Meditação guiada como o próprio nome já sugere é um tipo de meditação em que uma pessoa ou grupo, é guiada por um professor ou você pode ser guiado por uma gravação. Esse tipo é muito apreciado pelos iniciantes que tem dificuldade de se focar e conseguir lidar com os pensamentos.
Meditação Zazen
Chamada apenas de Zazen, essa técnica vem do budismo e se caracteriza apenas pelo ato de sentir e respirar para encontrar a total plenitude. Essa prática não é chamada de meditação porque meditar requer um objeto, seja sobre a vida, uma situação e no Zazen isso não acontece.
Meditação de Chakras
A meditação de Chakras é uma forma da meditação utilizada para alinhar os chakras do seu corpo, atingindo os aspectos físicos, espirituais e emocionais da pessoa. O principal objeto dos praticantes desse tipo de atividade é equilibrar os chakras para conseguir atingir um maior nível de paz interior e maior autoconsciência.
Meditação de Movimento
Se você quer fazer meditação mas ficar parado, não é muito seu estilo então esse tipo de meditação é ideal para você, na meditação de movimento você medita enquanto pratica uma atividade física, o maior exemplo dela é o Tai Chi, nele você repete suaves movimentos, em um ritmo lento enquanto controla a sua respiração, sendo tão eficaz quantos os outros tipos dessa prática.
Quais os benefícios da meditação ?
Como já foi dito, a meditação traz muitos benefícios para o corpo e para a mente, e para você entender melhor quais são eles decidimos citar algumas vantagens da prática de meditação.
1-Diminuição da ansiedade
A ansiedade é um problema que hoje afeta a muitas pessoas, a meditação tem como foco o presente e isso causa a redução dos pensamentos sobre o futuro que causam gatilhos a ansiedade e essa prática ainda ajuda a trazer uma sensação de tranquilidade.
2-Melhora da insônia
Ficar noites sem dormir mesmo tendo sono é algo horrível que acontece com muitas pessoas, mas se a gente te dizer que a meditação também ajuda com isso? Durante este exercício você relaxa o corpo e a mente melhorando assim a sua qualidade de sono.
3-Redução do estresse
Existem alguns estudos que apontam que a prática regular dessa atividade pode reduzir significantemente os níveis de cortisol que é o hormônio conhecido por causar o estresse, ajudando a trazer uma sensação de relaxamento.
4-Aumento da capacidade de atenção
Na meditação você treina sua mente para de certa forma ignorar os pensamentos que causam as divagações, e com o tempo você consegue manter a atenção e o foco por períodos de tempo mais longo.
5-Melhora da saúde física
Você sabia que a meditação faz bem à saúde? Existem estudos que apontam que pessoas que fazem meditação regularmente têm uma diminuição da pressão arterial, não só durante o período da atividade mas depois também, e isso impacta diretamente na melhoria da saúde do coração e das artérias.
6-Ajuda no tratamento da depressão e distúrbios
A meditação principalmente a plena, pode ajudar pessoas com depressão a entender melhor seus sentimentos, reconhecer a sua importância sem que eles consumam os pensamentos e essa atividade também mostrou ser um verdadeiro aliado de tratamentos de distúrbios melhorando a eficácia dos remédios e da terapia.
Pontos importantes da meditação
Assim como todo tipo de atividade na meditação existem pontos importantes que devem ser abordados durante a prática, sendo alguns desses pontos:
Respiração
A respiração é algo automático e durante o processo de meditação você tem que recuperar o controle da respiração, tornando ela profunda e consciente para ajudar no processo de acalmar a mente e relaxamento dos músculos, o que é essencial para a prática da meditação.
Postura
A postura correta é outro ponto fundamental para o sucesso da prática dessa atividade, o simples ato de você estar sentado com a coluna reta e os ombros relaxados ajuda no processo de foco que é tão importante na meditação.
Concentração
O principal ponto da meditação é a concentração, pois meditar é escolher se concentrar em apenas uma coisa para que a mente possa alcançar um estado de calma. Então quando você for praticar essa atividade escolha algo para se concentrar seja uma música, um mantra, um cheiro ou até mesmo sua própria respiração.
Aceitação
Meditar também tem haver com a aceitação, aceitar que durante essa atividade irão vir dúvidas, sentimentos e pensamentos que podem ser negativos mas que você não deve se apegar a eles e deixar eles passarem, e se focar apenas no presente.
Tempo
Mesmo que meditar seja uma prática excelente para melhorar sua saúde física e mental você deve entender que a calma, a maior capacidade de concentração e todos os outros benefícios irão surgir com o tempo e com a consistência, se você conseguir praticar poucos minutos todos os dias em algumas semanas já irá ver o resultado.
Agora que você já sabe como meditar e qual é o melhor tipo de meditação para você, o que acha de adotar essa prática no seu dia a dia, hein? Se você já medita, aproveita e conta aí para a gente como meditar, te ajudou, também aproveita para seguir a gente para mais conteúdos e manda esse texto para alguém que precisa meditar um pouco.