Principais alimentos ricos em cálcio

Principais alimentos ricos em cálcio
Photo taken by @MattKent; Image found in pinterest

Em algum momento você já deve ter ouvido falar do cálcio, em como ele faz bem para os ossos e como você deve beber leite para ter ossos fortes, bom isso é verdade, mas você sabia que tem muito mais informações sobre ele ? Leia o artigo para saber mais !

Principais alimentos ricos em cálcio

Você deve saber que para se ter uma boa saúde é necessário que o corpo esteja em completa harmonia, os nutrientes, minerais e vitaminas devem estar em equilíbrio, cada um desempenhando sua própria função.

Um desses minerais é o cálcio, que é algo essencial para o corpo, nesse post nós iremos falar um pouco desse mineral que é tão conhecido e tão importante para a nossa saúde.

O que é cálcio?

O cálcio é um mineral essencial para a manutenção da boa saúde óssea, ele está presente em todo o corpo, podendo ser encontrado em sua maioria nos ossos e dentes, no sangue e  em fluidos corporais, participando de funções vitais do corpo.

Esse mineral pode ser encontrado em vários tipos de alimentos e em farmácias ou em lojas de produtos naturais em forma de suplementos, mas eles só devem ser ingeridos com recomendação médica.

Quais os benefícios de consumir cálcio?

O cálcio tem diversos benefícios para o corpo, alguns deles sendo:

1-Manter a saúde dos dentes e ossos

o cálcio é extremamente importante para manter os ossos e dentes fortes, pois juntamente com o fósforo ele ajuda prevenir fraturas durante as quedas, cáries nos dentes e osteoporose.

2-Ajuda na saúde cardiovascular

o cálcio ajuda no processo de contração e relaxamento dos vasos o que faz com que o ritmo cardíaco se mantenha normal e regular.

3-Ajudar na coagulação sanguínea

esse mineral também é um aliado na coagulação sanguínea, pois junto com alguns fatores ele faz com que o sangue coagule, evitando hemorragia e ajudando na reparação de lesões e de feridas.

4-Auxiliar no controle da pressão arterial

existem estudos que sugerem que o cálcio pode ajudar na regulação do controle da pressão arterial apesar de não ter resultados conclusivos.

5-Ajuda na contração muscular

assim como o cálcio na contração e relaxamento  dos vasos ele também é responsável por ajudar os músculos a realizarem esse processo.

6-Ajuda na transmissão de estímulos nervosos

o cálcio é um mineral essencial para a transmissão de estímulos, ele ajuda no processo de comunicação das células nervosas  principalmente na liberação de neurotransmissores. 

Como melhorar a absorção de cálcio no organismo?

O cálcio é um mineral muito importante para o nosso organismo, e para evitar que você tenha uma deficiência dele existem alguns truques que podem te ajudar a aumentar a absorção desse mineral.

Fazer exercícios é sempre um bom conselho, pois além de fazer bem para a saúde física e mental ele também ajuda a aumentar a absorção desse mineral e a fixação dele dos ossos  Diminua o excesso de sal, pois apesar dele ser necessário para o corpo em grande quantidade ele faz com que o cálcio seja eliminado pelos rins. 

O principal truque é que você deve comer alimentos ricos em cálcio e em vitamina D, também pegue sol pois assim você produz a vitamina D que é essencial para a melhor absorção do cálcio e por último evite o excesso de cafeína porque ela tem ação diurética fazendo que esse mineral seja eliminado antes mesmo de ser absorvido.

Quais os sintomas da deficiência de cálcio?

Quando os níveis de cálcio no nosso corpo está baixo é chamado de hipocalcemia, ela pode acontecer por diversos fatores como uma dieta pobre, distúrbios ou como consequência do uso de algum medicamento. 

Esse baixo nível de cálcio traz repercussões negativas à saúde causando alguns sintoma como:

-Formigamento, principalmente nos lábios, língua, pés e dedos

-Espasmos musculares

-Rigidez

-Convulsões

-Surgimento de cáries dentárias

-Raquitismo, afetando o desenvolvimento ósseo em crianças

-Em casos mais graves que duram mais tempo é possível causar alucinações, delírio e perda de memória

-Unhas quebradiças e pele seca, também fazem parte dos sintomas caso a hipocalcemia dure por muito tempo

-Osteomalacia que causa o amolecimento dos ossos em adultos e aumenta a possibilidade de ocorrer fraturas.

Qual a quantidade de cálcio que deve ser consumida diariamente ?

Para evitar o surgimento dos problemas citados acima você precisa consumir uma quantidade diária de cálcio para ajudar na regulagem do organismo. Esse valor altera de acordo com a idade, mas não se preocupe nós vamos te dizer quais são esses valores

0 a 6 meses de idade - 200 Mg

7 a 12 meses de idade - 260 Mg

1 a 3 anos de idade - 700 Mg

4 a 8 anos de idade - 1000 Mg 

9 a 18 anos de idade - 1300 Mg 

19 aos 69 anos de idade - 1200 Mg

Idosos a partir dos 70 anos de idade - 1500 Mg

Principais alimentos ricos em cálcio

Ao longo deste post nós te falamos sobre o cálcio, incluindo os benefícios, a importância dele para o corpo e a quantidade diária recomendada, mas antes de você procurar suplementos saiba que existem vários alimentos que contêm cálcio e que você pode incorporar na sua dieta.

Leite, sendo uma das fontes de cálcio mais conhecida, podendo ser integral, desnatado, em pó e de cabra

Iogurte, além de ser uma fonte de cálcio esse alimento ainda ajuda na saúde intestinal, podendo também ser integral ou desnatado

Queijo é um derivado bem conhecido do leite e também tem cálcio em sua composição, os tipos principais que contêm são ricota, mozzarella e suíço.

Mas se você é intolerante a lactose não se preocupe, existe uma grande variedade de alimentos ricos em cálcio mas que não tem lactose.

Peixes, são uma boa fonte de cálcio os exemplos que se destacam são a sardinha sem pele e com espinhas e o salmão

Frutos do mar como ostras e mexilhões também apresentam níveis de cálcio 

Oleaginosas, sendo as famosas nozes, castanhas do Pará, amêndoas e amendoim 

Semente de gergelim, também apresenta um nível considerado de cálcio principalmente se for consumido na forma de pasta 

Vegetais verdes, como brócolis, espinafre, couve, principalmente a couve-manteiga e a couve-galega, manjericão, acelga e agrião

Outros alimentos como o tofu, feito de sulfato de cálcio, sementes de chia, mostarda, feijão branco, abóbora cozida, uva passa, farinha de soja, grão de bico e levedo de cerveja tem uma certa quantidade de cálcio presente.

Se você gostou desse conteúdo siga nosso blog para mais, aproveita aí para mandar para alguém essas curiosidades sobre o cálcio e conta pra gente quais desses alimentos não podem faltar na sua dieta.