Pneus desgastados

Pneus desgastados
image found in Pinterest, Picture by @Cristina

Pneus desgastados: Sinais que você deve prestar atenção 

Para você que tem um veículo ,uma dor de cabeça são pneus que se desgastam rápido, principalmente se você usa muito. Isso acontece por diversos motivos, e  além de ser um problema traz gastos que podem ser evitados, quer saber como? Basta ler esse post que nós vamos te responder.

O que causa o desgaste dos pneus? 

Existem muitas razões pelo quais os pneus podem sofrer desgaste, sendo as mais comuns:

-Alinhamento incorreto

o alinhamento errado pode causar um desgaste irregular e mais rápido dos pneus

-Hábitos de condução

passar por buracos, fazer curvas abruptas, acelerar demais, fazer curvas bruscas podem fazer com que o pneu se desgaste mais rápido ou até pode fazer com que a borracha seja arrancada

-Pressão errada

um pneu com pressão incorreta se torna um grande risco, pois além dele causar uma oscilação que atrapalha na hora de dirigir, assim como se a pressão estiver muito alta ou muito baixa o desgaste do pneu se torna desigual

-Tempo

apesar dos pneus serem feitos para durar, com o passar do tempo e com o uso é normal que ele se desgaste, porém pneus de alta qualidade possuem maior vida útil

-Ambiente

acredite ou não, o meio ambiente pode fazer com que esse pneu se desgaste ainda mais rápido do que o normal, isso acontece por causa do calor excessivo ou muita exposição ao sol.

-Desbalanceamento 

se o veículo, seja moto, carro ou caminhão não tiver com a carga  distribuída de forma igual com o tempo os pneus se desgastam irregularmente.  

Como ver o desgaste dos pneus?

Todo condutor sabe que um veículo em más condições, pode se tornar um risco para o condutor, pneus muito desgastados aumentam as chances de acidente, pois eles são a ponte entre o carro e a estrada, a única fonte de contato e por isso é ideal saber ver o nível de desgaste deles.

Todo pneu tem um TWI (Tread Wear Indicator) que é uma espécie de linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e tem o objetivo de indicar o nível máximo de desgaste do pneu que é 1.6 mm. Rachaduras e bolhas podem ser um indicativo de desgaste ou de danos internos que exigem troca imediata.

Se você verificou o estado dos pneus, viu se o TWI está em um nível adequado ainda sim é necessário olhar a idade do pneu, pois eles também tem uma data de validade de aproximadamente 5 anos, que é contada a partir da data de fabricação, para isso existe o DOT (Departament of Transportation) e ao encontrar essa sigla estará escrito, por exemplo, “DOT-1620” que significa que ele foi feito na 16ª semana do ano de 2020. 

Quais os tipos de desgaste dos pneus?

Pneus são objetos feitos para durar, pois além deles suportarem uma grande carga eles também são o único meio de contato com o solo então é normal que com o tempo eles se desgastam, mas se os seus estão se degradando muito rápido não significa que eles são de marcas ruins. 

Existem diferentes tipos de desgastes que você deve ficar de olho, pois você pode consertar e aumentar a vida útil do pneu, e para te ajudar no vamos citar alguns tipos:

1-Desgaste irregular 

Esse tipo de desgaste é visto em todo o pneu e tem diferentes padrões sendo difícil determinar o motivo exato, mas geralmente acontece por causa de problemas na suspensão, no alinhamento, montagem incorreta do pneu ou até mesmo um problema na pressão.

2-Desgaste normal rápido

Como o nome sugere é um desgaste já esperado mas que acontece mais rápido do que o previsto, causando um baixo rendimento quilométrico, em geral ele ocorre por causa das condições ruins da estrada, por causa do clima e da temperatura, tipo de condução, velocidade e até pelo fato dos pneus não serem apropriados para o veículo.

3-Desgaste no centro

Esse desgaste acontece quando o pneu se deteriora mais rápido no centro do que nas laterais, isso significa que a pressão dele pode estar acima do necessário, que existe algum problema com a suspensão, a velocidade de direção está muito alta ou que o alinhamento das rodas está errado.

 4-Desgaste localizado

Esse desgaste se caracteriza por um ponto específico do pneu que fica mais deteriorado do que outro, podendo chegar a ficar liso, isso geralmente ocorre por causa de defeitos no sistema de trava, trava de emergência muito forte, bloqueio dos pneus e derrapagem transversal.

5-Desgaste em escamas

Também chamado de desgaste por arrancamento de borracha esse tipo de deterioração se dá quando o pneu fica com seu ombro comprometido, tendo pedaços arrancados em forma de escama, esse é um dos tipos mais perigosos, pois em geral ele não é notado cedo e a longo prazo pode causar um acidente.

Ele acontece principalmente em veículos que rodam perto de obras ou terrenos mais difíceis, podendo ser evitado usando pneus adequados para esse tipo de local, prestando atenção se a roda tem algum ruído e fazendo o balanceamento e alinhamento do veículo.

6-Desgaste nas bordas 

Lembra quando nós te falamos lá no começo do post que uma das causas do desgaste dos pneus era a pressão incorreta? Pois então, um dos motivos do desgaste das bordas da roda é a pressão errada, quando a pressão está muito baixa as bordas externas ficam em maior contato com o solo causando uma deterioração.

O desgaste das bordas internas por outro lado ocorre por causa de problemas no alinhamento e na suspensão fazendo com que os pneus fiquem inclinados durante o momento da condução.

Pneu desgastado dá multa? 

Sim, se você ainda não sabia dirigir um veículo com pneu careca é uma infração grave da lei. O artigo 230 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) é proibido dirigir o veículo se ele estiver sem equipamento obrigatório, ou estando ineficiente.

Caso isso aconteça o condutor perde até 5 pontos da carteira e tem que pagar uma multa por volta de 195,00 reais e dependendo do estado o veículo pode ser apreendido para ser regularizado.

É necessário trocar os 4 pneus de uma vez? 

Não, apesar de ser recomendado trocar os 4 pneus de uma só vez, nem sempre é possível fazer isso por causa do valor, mas você pode trocar apenas 2 de cada vez, sempre colocando os pneus novos na traseira do veículo, que é onde fica o eixo principal. 

Mas fique atento ao desgaste, ao tipo dele, a extensão dele e a marca de pneu pode afetar o desempenho, principalmente se for trocar para pneus de neve sendo necessário mudar todos eles.

Quais pneus desgastam primeiro? 

Os dianteiros, não importa se o veículo é de tração nas 4 rodas, tração traseira ou tração dianteira geralmente  os pneus dianteiro se desgastam mais rápido, claro que outros fatores podem modificar isso como: desgaste irregular, problemas no alinhamento e pressão errada, podendo ser muito alta ou muito baixa.

Como aumentar a vida útil do pneu?

A vida útil do pneu gira em torno de 5 anos, sendo um grande investimento a ser feito a cada troca, mas e se a gente disser que existem maneiras de aumentar a vida útil dele? Sim, é possível e nós vamos te falar algumas dicas para conseguir fazer isso.

-Não coloque mais carga do que o pneu aguenta, todos os pneus têm um limite máximo que eles suportam.

-Faça a calibragem certa, nem pressão a mais e nem pressão a menos do recomendado.

-Tente fazer rodízio entre os pneus traseiros e dianteiros, assim você iguala o nível de desgaste deles.

-Faça o balanceamento sempre que necessário, de preferência antes que o veículo apresente algum problema.

-Dirija com cuidado, sem acelerações abruptas e sem forçar aceleração de forma brusca.

-O alinhamento é importante, se você sentir o volante puxando, travado ou o veículo se desviando para um lado já é hora de fazer o alinhamento.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para comentar o que mais você quer ver aqui no blog, manda pra alguém que pode achar essas informações úteis e segue a gente para acompanhar mais posts.